Entendendo a Síndrome do Pânico
Todos nós sentimos ansiedade diante de eventos futuros. Embora perturbador, essa é uma parte comum da vida. No entanto, a Síndrome do Pânico ocorre frequentemente na ausência de um perigo real, apresentando uma intensidade desproporcional e desesperadora. Os sintomas físicos incluem lesões cardíacas aceleradas, formigamento, suor nas extremidades, tontura e dificuldade para respirar.
Gatilhos e Sintomas
Geralmente, um evento significativo (como separação, morte ou vivência de violência) pode desencadear o primeiro ataque de pânico. Após o evento inicial, os ataques podem ocorrer de maneira imprevisível, sem hora ou local definido, inclusive durante o sono. A duração desses ataques varia entre 15 a 20 minutos.
Impacto na Vida Cotidiana
A Síndrome do Pânico pode levar a pessoa a evitar determinados lugares ou situações, como túneis, locais internos e transportes públicos, impactando diretamente na qualidade de vida. É um ciclo vicioso de medo do medo.
Tratamento e Superação
Somente a psicoterapia, através do autoconhecimento e da compreensão dos mecanismos da doença, pode ajudar o paciente a lidar e superar a Síndrome do Pânico. O tratamento medicamentoso pode aliviar os sintomas, mas não cura a doença.
Procure Ajuda
Para mais informações e apoio no tratamento da Síndrome do Pânico, entre em contato:
WhatsApp :(21) 99983-4524
E-mail :mayzepsicologa@gmail.com
Comments