top of page
Buscar
  • psimayze

A importância da Avaliação Neuropsicológica

Ao envelhecer, o nosso corpo e nossa mente envelhecem juntos. Vários orgãos irão apresentar um mal funcionamento ou uma diminuição de sua eficiência. Portanto é esperado que a nossa memória vá ”rateando”. Até que ponto os nossos esquecimentos são “normais”, ou representam os primeiros sinais de alguma doença? Devemos ficar preocupados ou relaxamos porque “todo mundo esquece”?


A Avaliação Neuropsicológica se constitui numa testagem apropriada para dar essa resposta. O neuropsicólogo irá avaliar as várias funções cerebrais (memória, atenção, raciocínio, percepção….) e comparará os seus resultados com os de outras pessoas da sua mesma faixa etária e do seu mesmo grau de escolaridade. A partir daí, você saberá se os seus esquecimentos são aqueles esperados para sua faixa etária (alívio!!!), ou se você necessitará prosseguir a investigação com um médico (neurologista ou geriatra ou psiquiatra) a fim de chegar a um diagnóstico e iniciar um tratamento.


Sabemos que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores as chances de tratar e adiar a evolução, sintomas e complicações da doença (Alzheimer, doença vascular…)



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page